Minha lista de blogs

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Temperamento do Lhasa Apso


Os Lhasas foram criados como cães sentinela, por monges budistas do Tibete, estamos sempre atentos e possuímos um forte senso de audição ,um forte latido também que engana o nosso tamanho. Nos movemos muito silenciosamente, surpreendendo os intrusos e até mesmo os familiares desavisados. O temperamento ideal é ser atento sempre a estranhos e fieis aos mais próximos a eles. Estamos no rank 68 no livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, considerada a inteligência a relação entre exercício e obdiência.
Mesmo com esse tamainho, podemos apresentar breves períodos de energia explosiva, alguns da minha raça, preferem passear num parque infantil e fazer longas caminhadas,desde que possamos fazer intervalos freqüentes.
Alguns Lhasas agem com frieza, esse não é o meu caso, sou muito feliz, somos emotivos, e muito destemidos, levamos o papel de guardião muito a sério e somos assertivos na hora de permitir ou não a entrada de visitantes em casa. Como principal características sabemos viver na solidão , nos tornamos popular vivendo em pequenos apartamentos, porém esse não é o meu caso, vivo numa casa gigante,  com quintal e jardim imenso, dividindo com meus irmãos mais velhos.
Se formos treinados desde pequenos, nós passamos a apreciar banhos e tosas, mas banho não é uma paixão, já que não temos como característica na raça. Somos cachorros de vida longa, existem casos de Lhasa Apso que já chegaram a viver mais de 20 anos e com boa saúde. Com a idade avançando a nossa vista é a primeira a ser atingida.
Devido à tendência de comportamento alfa, o macho pode ser extremamente dominante e agressivo com outros cães machos, ainda que muito maiores,marcando seu território com urina. A castração em idade precoce é recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário