Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lhasa Apso a raça Tibetana

Muita gente não sabe sobre a história do Lhasa Apso, lembramos o Shitzu, mas se as pessoas repararem direitinho temos nossas diferenças. A historinha, nós Lhasa Apso somos uma raça antiga, criada durante séculos apenas pelos nobres e monges do Tibete. "Lhasa" é o nome da cidade sagrada da região e "Apso" poderá ter origem em cabra, devido à pelagem lanosa, ou "leão", devido ao seu papel de protetor de templos.

Somos considerados cães sagrados em nossa Terra Natal.Os tibetanos acreditam que a alma de um homem virtuoso descansa no seu animal preferido, depois de morrer. Ou seja, eu tenho espirito de Tibetano.
Eramos usados como guarda de templos e mosteiros, ladrando furiosamente a desconhecidos, somos considerados  como um amuleto de boa sorte( minha mãe sempre me chama de anjinha,dou sorte mesmo pra ela), mas nunca deviamos ser vendidos,sempre oferecidos. Eramos desconhecidos do resto do mundo até o início do século XX. Por volta da década de 1920Dalai Lama começou a procurar apoios internacionais para a causa tibetana e ofereceu alguns cães da raça Lhasa como presente a diplomatas, sobretudo a britânicos.
A raça se tornou conhecida nos Estados Unidos da América uma década mais tarde. Mas a popularidade que conheceu foi imediata e em 1935 fomos reconhecidos pelo AKC.

fonte: wikipédia e do livro: a mamãe ganhou do tio no mesmo ano em que eu cheguei em casa, recomendo para todos que são apaixonados por nós Lhasa Apso =) 

TEMPERAMENTO ----- próxima postagem 


Nenhum comentário:

Postar um comentário